CIPA
Comissão Interna de Prevenção de Acidentes
Portaria MTP n.º 422, de 07 de outubro de 2021
NR5
A CIPA tem por objetivo prevenir acidentes e doenças decorrentes do trabalho, garantindo assim a promoção da saúde do trabalhador. Ela deve ser composta por representantes do empregador e dos empregados, e dimensionada de acordo com o número de colaboradores e o grau de risco da atividade econômica da empresa.
Como a CIPA funciona na prática
Treinamento
Os membros participam de um treinamento sobre riscos e medidas de segurança.
Mapeamento de riscos
Possíveis problemas de segurança são
identificados.
Ações de prevenção
Os membros planejam as soluções para cada risco identificado no mapa.
Controle de qualidade
É implementado um controle de qualidade das ações de prevenção, junto a uma avaliação das prioridades de práticas no local de trabalho.
Manutenção
Os membros verificam, de forma periódica, o espaço e as condições profissionais, identificando situações que podem trazer riscos para a segurança e a saúde dos funcionários.
Gestão de ações
Visa promover a divulgação das informações a toda a equipe e difundir o cumprimento das Normas Regulamentadoras, cláusulas de acordos e convenções coletivas de trabalho.
Quais são as vantagens da CIPA?
Contar com uma CIPA no ambiente de trabalho é uma maneira de reduzir os prejudiciais acidentes. Dessa forma, é criado um espaço corporativo mais adequado para os colaboradores.
A CIPA representa um diferencial para a manutenção de um ambiente mais produtivo e harmônico, além de outros benefícios:
Aperfeiçoamento contínuo
Redução do número de acidentes
Adoção de regulamentos de segurança
Melhora no clima organizacional
São diversos pontos positivos ao adotar a CIPA na organização. Em pouco tempo, a empresa pode ter mais produtividade da equipe, já que o espaço de trabalho se torna mais seguro e adequado para o desenvolvimento das atividades.