CIPA
Comissão Interna de Prevenção de Acidentes

Portaria MTP n.º 422, de 07 de outubro de 2021
NR5

A CIPA tem por objetivo prevenir acidentes e doenças decorrentes do trabalho, garantindo assim a promoção da saúde do trabalhador. Ela deve ser composta por representantes do empregador e dos empregados, e dimensionada de acordo com o número de colaboradores e o grau de risco da atividade econômica da empresa.

Como a CIPA funciona na prática

Quais são as vantagens da CIPA?

Contar com uma CIPA no ambiente de trabalho é uma maneira de reduzir os prejudiciais acidentes. Dessa forma, é criado um espaço corporativo mais adequado para os colaboradores.

A CIPA representa um diferencial para a manutenção de um ambiente mais produtivo e harmônico, além de outros benefícios:

Aperfeiçoamento contínuo

Redução do número de acidentes

Adoção de regulamentos de segurança

Melhora no clima organizacional

São diversos pontos positivos ao adotar a CIPA na organização. Em pouco tempo, a empresa pode ter mais produtividade da equipe, já que o espaço de trabalho se torna mais seguro e adequado para o desenvolvimento das atividades.