LTCAT
Laudo Técnico das Condições do Ambiente de Trabalho

Instrução Normativa INSS/PRES nº 128 de 28/03/2022
IN 128

O LTCAT (Laudo Técnico das Condições do Ambiente de Trabalho) é utilizado para comprovar a exposição a condições ambientais prejudiciais à saúde no ambiente de trabalho.

Ele é elaborado por um Engenheiro de Segurança do Trabalho e/ou Médico do Trabalho, em conjunto com o PPP (Perfil Profissiográfico Previdenciário). O objetivo principal do LTCAT é identificar e quantificar as atividades que podem resultar em aposentadoria especial.

Elementos informativos básicos do LTCAT

LTCAT: documento-chave na gestão da saúde ocupacional

O LTCAT é indispensável para garantir ambientes de trabalho seguros, saudáveis e em conformidade com as normas regulatórias.

Gestão de riscos e
melhoria contínua

Evidência documental,
fiscalização ou
processos judiciais

Comprovação de atividade
extraordinária em caso de
aposentadoria especial

Ao investir na elaboração e atualização do LTCAT, sua empresa demonstra seu comprometimento com a saúde e segurança ocupacional, contribuindo para um ambiente laboral mais seguro, produtivo e justo.