O Novembro Azul é uma campanha anual que visa conscientizar os homens sobre a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata.
A campanha, conhecida como Novembro Azul, amplamente promovida em todo o mundo, tem o objetivo de aumentar a conscientização sobre o câncer de próstata, um dos problemas de saúde que mais afetam os homens.
Como os homens são menos propensos a procurar atendimento médico regularmente, podem estar em maior risco de doenças graves, o que interfere diretamente na sua qualidade de vida e na capacidade de trabalho.
Por isso, o Novembro Azul desempenha um papel relevante nas empresas. Ao abraçar essa campanha, você demonstra seu compromisso com a saúde dos colaboradores e, ao mesmo tempo, cria uma cultura de pertencimento.
Veja a seguir como abordar o tema ao longo do mês para elucidar os colaboradores em relação à prevenção e tratamento do câncer de próstata.
Origem do Novembro Azul
A origem do Novembro Azul começou em 2003, na Austrália. No Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, 17 de novembro, foi lançada a campanha para informar os homens sobre a importância da prevenção.
No Brasil, o Novembro Azul foi aderido em 2014. Desde então, ganhou destaque como campanha de saúde, de modo a sensibilizar a população para a necessidade de cuidar da saúde e realizar exames médicos regulares.
Um dos desafios mais significativos para a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de próstata é combater o preconceito dos homens em relação ao exame de toque.
No entanto, a campanha tem desempenhado um papel fundamental na quebra desse estigma, incentivando os homens a superar suas preocupações e medos para cuidar de sua saúde de maneira proativa.
Ações que a empresa pode realizar
Conscientização e educação
A disseminação de informações sobre a importância da saúde masculina e a prevenção de doenças é um pilar primordial do Novembro Azul. Sua empresa pode promover as seguintes ações durante a campanha:
Palestras: convide profissionais de saúde, como urologistas, oncologistas e psicólogos, para compartilhar informações valiosas sobre a saúde masculina, com foco na prevenção do câncer de próstata.
Endomarketing: desenvolva e-mails, newsletters, cartazes e folhetos informativos. Esses materiais podem incluir estatísticas sobre o câncer de próstata, depoimentos de quem teve a doença ou dicas de saúde masculina.
Webinars e vídeos informativos: crie conteúdo audiovisual educativo, como vídeos de médicos explicando a importância dos exames de próstata e hábitos saudáveis.
Exames e consultas de rotina
Incentive os colaboradores a fazer exames, a passar por consultas e a adotar hábitos saudáveis. Acompanhe o progresso por meio de um sistema de pontuação e recompense os vencedores.
Os exames de rotina são essenciais para a detecção precoce do câncer de próstata. Um deles é o toque retal, que permite a identificação da presença de nódulos ou outras anomalias na próstata.
O exame de toque retal pode ser desconfortável, sobretudo por conta do preconceito. É importante fazer com que os colaboradores entendam que sua saúde vale muito mais do que um estigma.
Outro exame de extrema importância para a detecção da doença é a dosagem do antígeno prostático específico (PSA), realizada por meio de coleta de sangue.
O PSA é uma substância produzida pela próstata. Níveis elevados de PSA no sangue podem indicar a presença de inflamação, hiperplasia benigna da próstata (um aumento não canceroso do tamanho da próstata) ou câncer.
A frequência e a idade recomendadas para realizar esses exames podem variar de acordo com fatores individuais, como histórico médico pessoal e familiar.
Empresas que desejam oferecer exames de próstata durante o Novembro Azul, geralmente, organizam parcerias com clínicas médicas ou hospitais.
Políticas de benefícios extras
Muitos planos de saúde oferecem cobertura para exames de prevenção, como o teste de PSA (dosagem do Antígeno Prostático Específico) e outros exames relacionados à saúde masculina.
A inclusão desses exames nos planos de saúde dos colaboradores é uma forma eficaz de incentivar a realização de avaliações regulares da saúde da próstata.
Isso reduz as barreiras financeiras e torna a busca por cuidados preventivos mais acessível, já que muitos exames de prevenção podem ser dispendiosos se pagos integralmente pelo paciente.
O tratamento do câncer de próstata, que depende do estágio da doença e das necessidades individuais do paciente, pode incluir: cirurgia, radioterapia, quimioterapia, terapia hormonal, entre outros procedimentos.
A inclusão de cobertura para o tratamento do câncer de próstata proporciona tranquilidade aos colaboradores, garantindo que eles tenham acesso aos cuidados necessários em caso de diagnóstico da doença.
Lembre-se de que colaboradores que têm acesso a cuidados de saúde preventivos são mais propensos a permanecerem saudáveis e produtivos, o que pode reduzir o absenteísmo e aumentar a satisfação no trabalho.
A promoção de exames de rotina, palestras informativas, cobertura de planos de saúde abrangentes e criação de um ambiente de trabalho saudável demonstram o compromisso da empresa com a saúde dos colaboradores.
Além disso, essas iniciativas fortalecem o vínculo entre funcionários e empregadores, contribuindo para uma cultura de cuidado e apoio mútuo.
Contudo, a conscientização e a promoção da saúde masculina não devem se limitar apenas a um mês do ano. É essencial que você integre essas práticas ao longo de todo o calendário.
E a Pulsar Saúde e Trabalho está à disposição para auxiliar você nesse processo contínuo de promoção da saúde no ambiente de trabalho.
Oferecemos uma série de soluções que incluem avaliações abrangentes das condições de saúde e segurança, treinamento para colaboradores, programas de prevenção e consultoria.
Também prestamos serviços de monitoramento contínuo e realizamos exames médicos ocupacionais para avaliar a aptidão dos colaboradores em relação às suas funções.
Estamos prontos para sermos seus parceiros nessa jornada. Entre em contato conosco hoje para iniciar as ações do Novembro Azul na sua empresa.