Confira os detalhes da campanha que garante a proteção contra os principais vírus que causam a Influenza
A 24ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza no Brasil, cujo tema é “Eu vou! #VacinaGripe”, teve início em 4 de abril e vai até 3 de junho de 2022.
Segundo o Informe Técnico, divulgado pelo Ministério da Saúde, a meta é imunizar 79,7 milhões de pessoas.
O objetivo da vacinação é minimizar a carga viral, reduzir os sintomas da Influenza e a propagação do vírus. Por isso, é importante o apoio de empresas que se preocupam com a saúde de seus colaboradores.
Se você é gestor ou profissional de RH, incentive sua equipe a receber a dose da vacina. Confira a seguir as principais informações sobre a imunização e entenda as vantagens da vacinação para empresas e colaboradores.
Sobre a vacina contra a gripe
No Brasil, a vacina contra a gripe é produzida pelo Instituto Butantan e utilizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A formulação é composta de agentes efetivos contra as principais cepas do vírus: H1N1, H3N2 e tipo B.
As doses são produzidas e distribuídas anualmente, e sua eficácia é comprovada por uma série de estudos realizados, não só pelo Instituto Butantan, como por outros institutos de pesquisa.
Calendário de vacinação contra gripe
Para evitar aglomerações nos postos de Saúde, o Ministério da Saúde elaborou um cronograma de vacinação com base no público-alvo da campanha. O calendário oficial contempla três grupos prioritários:
1ª etapa (de 12 de abril a 10 de maio): crianças de 6 meses a 5 anos, gestantes, puérperas, povos indígenas e trabalhadores da Saúde. Nessa etapa, a previsão é que 25,1 milhões de pessoas sejam imunizadas.
Crianças de 6 meses a menores de 6 anos que já receberam ao menos uma dose da vacina Influenza ao longo da vida devem seguir a imunização com apenas uma dose.
Para as crianças que serão vacinadas pela primeira vez, a imunização deve ser feita com base no protocolo de duas doses. É necessário agendar a segunda aplicação para 30 dias após o recebimento da primeira dose.
2ª etapa (de 11 de maio a 8 de junho): idosos (com 60 anos ou mais) e professores. Nessa etapa, 32,8 milhões de pessoas deverão ser imunizadas.
3ª etapa (de 9 de junho a 9 de julho): pessoas com comorbidades; com deficiência permanente; integrantes de forças de segurança, de salvamento e armadas; caminhoneiros e trabalhadores do transporte coletivo rodoviário.
Também serão contemplados passageiros; trabalhadores portuários, agentes penitenciários e de unidades de internação; adolescentes cumprindo medidas socioeducativas e população privada de liberdade.
A expectativa é que 21,7 milhões de pessoas sejam vacinadas nesta etapa.
Por que a campanha de vacinação contra a gripe deve ser trabalhada nas empresas?
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a vacinação contra a gripe, além de ser a forma mais eficaz de prevenir a doença, é uma estratégia viável do ponto de vista socioeconômico.
Colaboradores não vacinados tendem a adoecer, o que pode impactar na produtividade e no ambiente de trabalho. Isso pode ser comprovado pela pesquisa realizada pela Associação Nacional de Medicina do Trabalho (ANAMT).
Segundo a instituição, a falta no trabalho ocasionada pela gripe implica em queda de 20% da produtividade. Esse cenário representa uma redução, em média, de 50% na economia das empresas.
Por isso, é fundamental incentivar os colaboradores a tomarem a vacina, sinalizando as vantagens: aumento da produtividade, economia com medicamentos, melhoria da qualidade de vida.
Para a empresa, os benefícios também são atrativos: redução do absenteísmo, diminuição de riscos de acidente de trabalho, prevenção de contágio, entre outros.
Lembre-se de que, além do estímulo à vacinação, é obrigação de todos adotar medidas para conter o vírus da gripe. Redobre as medidas de higienização no inverno e garanta que todos estejam seguindo os protocolos de prevenção.
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