Como evitar erros no envio do eSocial? A atuação em parceria com contadores e assessores de saúde e segurança do trabalho é um ótimo recurso

Veja quais são as principais dificuldades e descubra como evitá-las

O envio dos eventos de Saúde e Segurança do Trabalhador (SST) tem gerado uma série de dúvidas entre profissionais que atuam com contabilidade e saúde e segurança do trabalho.

Aqui na Pulsar, clientes e parceiros nos procuram perguntando como evitar erros no envio do eSocial

Como esse questionamento tem sido recorrente, criamos um conteúdo que pode servir como base para evitar falhas nos envios dos eventos S-2220

(Saúde do Trabalhador), S-2210 (Comunicação do Acidente de Trabalho) e S-2240 (Segurança do Trabalho).  

Confira a seguir quais são os erros mais comuns e como a parceria entre contadores e assessores de saúde e segurança do trabalho ajuda a evitar cada um deles. 

Erros mais comuns no eSocial

Para saber como evitar erros no envio do eSocial, é importante conhecer a natureza dos mais recorrentes. Veja quais são:

Inclusão tardia ou incompleta de informações admissionais

No eSocial, a admissão não pode ser informada de forma retroativa, sob pena de multas. O processo correto é incluir o evento até um dia antes do início do trabalho do novo colaborador. 

Nesse caso, o papel do contador no eSocial é acompanhar a real inclusão para que ele processe a folha de pagamento corretamente. 

Já à assessoria em saúde e segurança do trabalho cabe verificar se se o exame admissional foi realizado antes da contratação. Esse mesmo critério se aplica ao exame demissional, que deve ser realizado antes da rescisão contratual. 

Atestados médicos, licenças para cuidar da saúde, exames complementares devem ser inseridos tão logo sejam apresentados pelo colaborador. 

Evento S-2220 desatualizado

Os laudos do PGR (validade bienal) e do LTCAT (sem validade, mas recomenda-se sua atualização a cada 5 anos) devem estar sempre atualizados.

Se a empresa mudar de local, fizer alguma reforma ou acrescentar alguma outra atividade, o laudo do LTCAT deve ser atualizado e enviado ao eSocial.

Não comunicar ou atrasar o envio de informações sobre acidente de trabalho

De acordo com a regulamentação do evento S-2210, em situações de acidente de trabalho, essa informação deve ser registrada no eSocial até o primeiro dia útil seguinte ao da ocorrência. Em caso de morte, o envio deve ser imediato. 

O atraso ou não comunicação pode trazer prejuízos à empresa, sobretudo em relação a multas, como já sinalizamos em tópicos anteriores. Cabe ao assessor de saúde e segurança do trabalho acompanhar e validar essas informações.

O contador também tem um papel importante nesse evento. O profissional pode averiguar os alertas referentes a multas e aos possíveis encargos, emitidos pelo sistema. 

Falta de conhecimento do sistema 

Esse erro acaba levando aos outros mencionados neste artigo. O eSocial, ao contrário do que se possa imaginar, é intuitivo e fácil de ser utilizado. O que pode acontecer, no entanto, é a falta de familiaridade com a plataforma.

É preciso atentar-se às informações que o próprio eSocial envia. Para cada evento recusado, por exemplo, o sistema emite uma mensagem no arquivo XML, sinalizando a falha e direcionando para posterior correção.

Por isso, é importante que a pessoa responsável por esse serviço tenha experiência, conheça a plataforma e esteja familiarizada com os códigos. 

É fundamental não ignorar os avisos e orientações que surgem na tela. Vale ressaltar que a maioria deles é instrutiva e ajudam você a compreender o funcionamento do sistema para, assim, não cometer os erros apresentados aqui.

Contar com profissionais é a chave para evitar erros no envio do eSocial

Como você percebeu, ao longo deste artigo, a responsabilidade pelas informações corretas inseridas no eSocial é resultado de um trabalho integrado. Por isso, a parceria é de extrema relevância nesse caso.

Leia também: eSocial e lei do estágio: regras legais que toda empresa deve conhecer e praticar

Na Pulsar, uma das queixas mais comuns que recebemos de nossos clientes é a falta de um profissional de contabilidade que domine a plataforma e que preste assessoria no lançamento de eventos.

Diante desse cenário, nossa equipe tem se dedicado a indicar contadores que possam oferecer soluções seguras, eficazes e que atendam a essas necessidades.

Se você tem interesse em ser nosso parceiro, clique aqui e entre em contato conosco. Será um prazer trabalhar com você. 

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