O papel do contador no eSocial e suas responsabilidades em relação à segurança do trabalho

O profissional pode atuar como importante parceiro das empresas de assessoria em medicina e segurança do trabalho, oferecendo um serviço completo no cumprimento das normas regulamentadoras exigidas pelo Ministério do Trabalho e Vigilância Sanitária

A transformação digital tem mudado consideravelmente a maneira como as empresas se comportam no mercado.

Nesse cenário, é natural que ela também atinja os processos internos, incluindo as políticas de medicina e segurança do trabalho.

Nos últimos anos, a digitalização dos processos vem facilitando o trabalho dos contadores para empresas de pequeno e médio porte.

Você sabe qual é o papel do contador no eSocial e como esse profissional pode ajudar a sua empresa nesse novo contexto?

Veja a seguir quais são as diretrizes para a criação de parcerias de sucesso com clínicas de medicina e segurança do trabalho e outras instituições.

A importância dos escritórios de contabilidade para o eSocial

Antes do eSocial, os contadores orientavam os seus clientes a encontrarem uma empresa para assessorá-los nos procedimentos que envolviam a saúde e segurança dos trabalhadores.

Atualmente, os processos do eSocial, realizados em escritórios de contabilidade, abrangem a formalização digital desses documentos, implicando na comunicação direta entre a empresa de assessoria em medicina do trabalho e o escritório de contabilidade.

Isso significa que o contador, com as exigências do eSocial, pode oferecer uma assessoria completa na gestão dos eventos:

S-2210: comunicação de acidente de trabalho.

S-2220: informações dos ASO e exames complementares para acompanhamento da saúde do colaborador durante o contrato de trabalho.

S-2240: informações sobre exposição do colaborador a agentes nocivos.

Leia também: Exame ocupacional: atente-se para essa mudança

Parceria estratégica como papel do contador no eSocial

O contador pode atuar como importante parceiro estratégico de empresas de medicina do trabalho. Além disso, ele pode assessorar clientes que atuam em diferentes nichos, oferecendo serviços de consultoria de eSocial.

Afinal, muitas empresas necessitam se adaptar aos novos processos de folha de pagamento e envio de eventos. Isso gera demandas de assessoria para adaptação aos sistemas e tecnologias do eSocial.

Quanto mais próximo do cliente e dos parceiros o escritório estiver, menores serão os riscos de erros, multas, entre outros prejuízos. O papel da consultoria contábil é, portanto, consolidar sua participação nesse novo processo.

Treinamentos para integração do eSocial às novas rotinas da empresa

O eSocial demanda uma boa comunicação entre o escritório de contabilidade e a empresa de assessoria.

Como você notou, a adequação ao eSocial coloca em evidência a necessidade de integração entre a empresa de assessoria em medicina e segurança do trabalho e o escritório de contabilidade.

E, nesse sistema de parceria, a Pulsar tem trabalhado com os escritórios de contabilidade e gerado ótimos resultados.

Se você é contador, estamos à sua disposição para trabalharmos juntos. Para saber mais, acesse nosso site. Podemos oferecer os melhores serviços para seus clientes e aproximar seu escritório de contabilidade do nosso público.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *